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UM PAR DE BOTAS

UM PAR DE BOTAS

Sugestões...

Equipamento: Consoante as diversas condições climatéricas, distância, e duração dos percursos, cada aventureiro deve fazer-se acompanhar de equipamento próprio. Calor: roupas leves e frescas, cores claras, cobertura para a cabeça, óculos escuros e protector solar. Vento forte e/ou chuva: impermeável leve e transpirável, blusão, calças e polainas. Frio: roupa quente em lã (mantêm o calor, mesmo molhada) ou fibra polar (mais leve, mais resistente à abrasão, mais transpirável e maior manutenção do calor), gorro e umas luvas. É preciso não esquecer que na montanha o tempo muda repentinamente. O calçado é a peça fundamental da actividade de andar a pé. As botas devem ter uma confortável protecção do tornozelo, ser maleáveis, impermeáveis, leves, resistentes, confortáveis e ter uma boa aderência em todos os pisos. Em terreno molhado e/ou com neve devem usar-se botas de alpinismo. Equipamento obrigatório: * Botas: ligeiras, de preferência impermeáveis (em gortex, simpatex, nobuck ou pele ensebada), de cano alto para proteger os tornozelos. O tamanho deverá ser ligeiramente maior do que o usado normalmente, pois os pés vão inchando ao longo do percurso; * Meias: grossas de trekking («padded hiking socks») ou, na sua falta, dois pares de meias normais: as de fora mais grossas e as de dentro mais fininhas; devem ser sempre de algodão ou lã (nunca de fibras); * Calças: mesmo em épocas de calor, são aconselháveis calças desportivas ou fato de treino devido à densa vegetação que ladeia os percursos. Se quiser, pode levar uns calções por baixo das calças e tirá-las se tiver calor e a vegetação o permitir; * T-shirt: o melhor é usar um tecido que absorva a transpiração (capilene ou polypropylene). Se preferir usar t-shirts de algodão, leve uma extra, visto que têm tendência para ficar molhadas; * Casaco leve ou camisola; * Óculos de sol; * Chapéu ou gorro que cubra as orelhas; Equipamento adicional de frio e/ou chuva: * Casaco impermeável ou blusão de forro polar ou Polar-Teck; * Guarda-chuva prático; * Luvas de lã, de preferência impermeáveis; * Também não será de dispensar o uso de um impermeável completo (calça e casaco) caso vá andar continuamente à chuva. Recomenda-se o uso de várias camadas de roupa para aumentar o conforto nos passeios aonde se precisa de calor. Normalmente, utilizam-se três camadas de roupa: a de dentro, fina e leve para absorver a transpiração (por ex., uma t-shirt); a do meio, com insolação para calor (camisolas feitas de «polarfleece» ou lã); e a de fora como protecção do vento e chuva («gortex» ou similar é recomendado). Equipamento opcional: * Repelente de insectos; * Pomada para as bolhas; * Um pau comprido para ajudar a caminhar; * Equipamento de emergência para comunicação (ex.: telemóvel ou rádio equipado com telefone). A mochila deve conter: * Máquina fotográfica, rolos e pilhas; * Binóculos; * Cantil ou garrafa com água; * Alimentação; * Sacos para o lixo; * Protector solar; * Batom protector; * Lanterna; * Kit de primeiros socorros; * Bússola; * Mapas e roteiros. A mochila deverá ser leve e pequena, de 30 a 50 litros de capacidade. Equipamento suplementar: * Botas de caminhada ou sapatos ténis de sola rugosa – os que não estiverem a ser usados; * Uma muda de roupa; * Roupas quentes (casacos e camisolas); * Uma t-shirt; * Meias. Leve um par de sandálias ou sapatos confortáveis (para poder tirar as botas) e uma muda de roupa, que pode deixar no carro para utilizar no final da caminhada. Aconselha-se que leve uma t-shirt extra consigo para mudar durante o almoço. O kit de primeiros socorros deve conter: * Uma ligadura elástica; * Uma ligadura de gaze; * Adesivo; * Toalhetes; * Loção antisséptica; * Uma pinça (para carraças); * Tesoura de unhas; * Uma lâmina. Equipamento desaconselhável: * Fios e pulseiras ornamentais (podem prender-se na vegetação); * Rádios ou equipamentos que perturbem a serenidade do passeio. Um pouco de preparação física vai fazer com que tenha ainda mais prazer nestes passeios. in: http://peneda-geres.naturlink.pt/
publicado às 15:58

Sugestões...

Alimentação: Dois dias antes e depois da caminhada é aconselhável: * Aumentar a ingestão de líquidos. Por exemplo, beber cerca de dois litros de água por dia, para além de sumos naturais e fruta fresca; * Tomar um multivitamínico com reforço de antioxidantes (ex: Everfit); * Dormir, se possível, mais 30 min. a 1 h nas duas noites anteriores; * Ingerir hidratos de carbono complexos (arroz, batatas, massas) em pelo menos duas refeições por dia. * Aumentar o consumo de produtos lácteos sob a forma de iogurtes ou queijo, fresco ou curado. No próprio dia: Tome um bom pequeno almoço (por exemplo, leite, pão, manteiga, queijo e fruta fresca) cerca de 1 h antes. Deve levar: * Pelo menos 1,5 l de água por pessoa; * Sumos não gaseificados, chás (ice-tea) ou café; * Pelo menos duas barras energéticas de chocolate (especialmente importante para indivíduos entre os 20 e 35 anos); * Fruta fresca previamente lavada: a quantidade e variedade depende do gosto de cada um; * Sanduíches, preferencialmente em pão de mistura de centeio, com variadas fontes de proteínas (frango, atum, queijo, fiambre, ovo cozido) e uma fonte de minerais e vitaminas (tomate e alface); * Marmelada, mel, doces ou compotas; * Queijo, leite ou iogurte liquido; * Bolachas; * Conservas (atum, sardinhas, salsichas). Fumar ou beber álcool não é recomendado sob forma alguma. Durante o percurso é conveniente fazer algumas pausas para comer algo sólido e também para beber, mesmo que não tenha sede, a fim de evitar a desidratação. É aconselhável beber cerca de 1 a 2 litros de água durante o dia. Não se esqueça de um saco para o lixo. in: http://peneda-geres.naturlink.pt/
publicado às 15:48

Caminhada na Serra da Freita

Segundo o site www.meteo.pt o tempo para 5ª feira é de tempo quente. Por isso temos que aproveitar o ar fresco da manhã.
Se possivel sair da FEUP às 8.00. E já é tarde...mas enfim!!!

Sejam pontuais.

Qualquer dúvida mandem mail pro blog.
publicado às 15:04

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