SERRA DA FREITA
Sábado.
Alguém um dia disse: “gosto de pessoas de ideias fixas… com a condição de mudarem de ideias”…
Foi um dia atípico para os caminheiros mas, na minha opinião, até bastante agradável!
Estava previsto efectuarmos um trilho até ao rio Frades, mas como a previsão do tempo era de muito calor, na subida de carro de Arouca para o Merujal, mudámos de ideias… Passámos por uma zona interessante com bastante sombra, onde o Picos dizia existir um percurso. Quando se chegou ao Parque do Merujal confirmámos que esse percurso era uma boa escolha visto ser uma zona com bastante floresta e com 80% de sombra e que era um dos 2 percursos que dava certeza de que não tinham sido devastados pelas chamas. Depois de deixarmos os “mantimentos” para o almoço conversou-se sobre a alteração dos planos e partimos então a descoberta do dito percurso…
Um percurso ideal para esta época de calor, pois a quantidade de árvores que nesta zona abundam ainda nos proporcionara uma sombra fresca e agradável. Almoçámos em Santa Maria do Monte, onde ainda deu tempo para ver que as gentes daqueles lados são gente boa. Nessa aldeia houve quem nos oferecesse a sombra do seu quintal e água fresquinha de mina e até quem fosse de propósito à horta para colher tomates para a salada do grupo. Continuámos o percurso agora sempre a subir até à zona dos Viveiros, com uma vista do vale lá ao fundo e um calor que agora não ajudava muito com o desnível que tínhamos pela frente.
Depois de terminada esta caminhada, fizemos a foto da praxe, fotos não, quinhentas, com a ajuda de um ciclista que por lá passou e teve que levar com um conjunto de máquinas para registar tão interessantes personagens. Por fim, um descanso merecido na sombra que nos esperou no fim da caminhada, pegámos nos carros e fomos até ao Miradouro da Frecha da Mizarela e por último os tão desejados banhos na praia fluvial, sempre com a máquina da Messe no seu melhor.
Pelas 18h já os homens tentavam acender as brasas e já as mulheres nas lides das comezainas, temperos, saladas, preparação das mesas, etc.
Seguiu-se o “banquete”…. E que banquete, parecia um casamento!
Para além do trabalho de todos, temos de salientar algumas revelações aqui… O Frecha e o Picos! Excelentes assadores… Estava uma maravilha tudo o que assaram… E não esquecer as senhoras dos temperos Cenourinha e Europa que deram asas à sua imaginação... A White com as suas saladas divinais, A Messe com a sua técnica no corte de frutas, todos em grande azáfama para que tudo estivesse um primor
Claro que não foi só assados que jantámos…. :P:P:P:P:P:P O “repasto” foi bastante variado…
Aiiiii as sobremesas e as fresquinhas superbock e a vinhaça caseira do Ramirezi...
E ainda houve música!!!
Depois de várias horas a degustar e a conviver, após as 23h estávamos prontos a iniciar a nossa caminhada nocturna.
Como já íamos pela noite dentro, pensou-se em fazer apenas uma pequena caminhada de cerca de 4km, mas rapidamente alterámos novamente os planos para o que estava planeado… :D:D:D:D isto porquê: as calorias ingeridas foram tantas que o pessoal estava com um ritmo alucinante…. Com a ajuda dos frontais e principalmente do Luar que se fazia sentir, pelas 00h02 já estávamos a chegar ao ponto mais alto da serra da Freita, com 1100m de altura, a 350m a Sul (177graus mais precisamente) do Destrelo da Malhada.
Depois seguiu-se a aula de Astronomia dada pelo Picos. Foi uma intensa hora de observação e aprendizagem sobre os astros. Venham mais!!
Depois da Subida do Merujal até ao ponto mais alto da serra da Freita pelo estradão, seguiu-se um pouco de aventura nos caminhos e carreiros até Albergaria da Serra e depois o Merujal.
Pelas 02h30 terminávamos este primeiro dia…prontos para um banho relaxante
Participantes: Cenourinha, Europa, Frecha, Gafanhoto (Roto/Gafa), J. preguiçoso, Marisol, Messe, Liberdade, Neblina, Panda, Picos, Ramirezi, Trevo, White Angel…
Domingo
Foi fácil!
Pelas 09h30 já os caminheiros questionavam-se se tinha acontecido alguma coisa aqui ao J, visto estar já 30min atrasado… Pois esse individuo, que se devia ter levantado às 06h para ir colocar os pontos…. só o fez às 7h!!! A sorte do atraso não ser maior ainda foi que a 2km de chegar pediu boleia a um senhor motard que vinha de mota de Albergaria. Senhor este que se apresentou como sendo o Padre Paulo, que também já ia com algum atraso celebrar a missa…
Pelas 10h os caminheiros já estavam organizados e a partirem em grupos para efectuar o percurso de orientação. Foi um percurso fácil, com pontos marcados bastante simples. Cerca das 12h e poucos minutos estávamos todos reunidos no Ponto 5 a descansar, a repousar na sombra e a lanchar algo ligeiro.
Às 14h30min terminámos a caminhada e prontos para o almoço. Hoje com o Bicho do Mato e o Picos novamente a maravilharem-nos com os assados…
Pois… Almoço!!! Estava previsto só o jantar de Sábado mas, ainda deu mais algumas refeições… Aliás, ontem à noite os costelinhas estavam óptimas!!!
Já passava das 18h quando nos despedíamos para o regresso….
Obrigado pela ajuda de todos que participaram e ao Sherpa pela cedência dos Walkietalkies.
Ah!!! E também muito em especial à Cenourinha :) :) :) :)