C. Pyrenaica
Natal 2006
Caros caminheiros:
Tudo começou com uma simples pesquisa: “Passeios Pedestres”, “Pedestrianismo”, “Caminhadas”, “Montanhismo”, por aí… Um dia qualquer tropecei nas vossas botas. Visitei-as meia dúzia de vezes e a curiosidade foi despertando. Quis saber de onde eram e por onde andavam. Entrei em contacto com “UM PAR DE BOTAS”. Responderam-me do Norte, um tal de Sr. Medronho e troquei com ele alguns “mails”. Fiquei a saber que os vossos Passos (largos e estreitos) andavam sobretudo em terras nortenhas. Comecei a “calçar” mais vezes as Botas. Fiquei também a saber que á uma Senhora do Monte à espera de uma Lua Nova; que há um Sherpa em terras do Sul e uma Sherpa-Lhamu aqui p’rós lados de T. Vedras; que há um Cebolinho que acho que é da minha terra – Porto – e que gosta do grande Eugénio de Andrade; que um senhor com Barbas-de-Milho teve um problema de saúde e que uma Fonte (luminosa) caminhou sempre ao seu lado iluminando o seu caminho; que há um Louro que não é louro, que escreve bem e gosta das edições antigas de Torga; e que os Manos (entre outros) tiram belíssimas fotografias que há uma Garça que está para Lisboa e que tem pena de não ir mais vezes ao Norte; que há um Zimbro Vermelho que tem razão quando diz que há pessoal agarrado ao UPB e que é melhor do que uma novela da TVI; que há sempre, ou quase sempre, Bolo de Chocolate, praxe obrigatória para caloiros; que há um J. que é Preguiçoso e que nos chama “Alegrias”; que há um Lobo que é Mau mas que não faz mal aos Capuchinhos Vermelhos; que há um Quarto Crescente a quem a Lua Nova irá fazer companhia; que por vezes os UPB se constipam porque levam uma Ventania consigo e também por causa da Tempestade; que há uma Esteva que troca as letras no teclado; que há alguém que gosta de Keith Jarrett e agora já não sei quem é; e que há Urtigas, Flores e Nogueiras, Cenourinhas, Papoilas e Trepadeiras; que por vezes ronda por aí um Milhafre; que há uma Sanábria sem ser preciso sair do país e uma Manta que a agasalha; que há uma Jana que é da Selva e um Lobo importado das Estepes; que há um Andarilhus de pé ligeiro ao contrário do senhor Pé-de-Chumbo. Há também um jovem Capreolus que, obviamente, gosta das montanhas; que há um pequeno Níscaro que dá os primeiros passos, mas já usa uma camisola UPB e um Caracol que se calhar fica para trás. Parece que há também uma Pastora, mas não é ela que orienta este estranho “rebanho”. Consta que há também um Rato-do-Campo mas tem andado escondido. E um “chefe” que nasceu no Dia Internacional da Montanha. Está-lhe no sangue…
Há mais claro, mas isso vocês sabem melhor do que eu . Há também uma Capra Pyrenaica que passa horas a ver as fotografias e a dar cabo das unhas roidinha “d’inbeija” dos sítios lindos por onde andam os vossos PARES DE BOTAS! E eu que tenho umas tão confortáveis para subir aos montes!
Então, enquanto não ponho as botitas a caminho de terras nortenhas, dedico-me às compras pró NATAL e mando postais de Boas-Festas ao UPB, porque de algum modo tenho caminhado convosco e tenho-me divertido bastante. Porque sei que dá jeito e há malta a pensar trocar de botas, mando exemplares diferentes para todos. Espero que cheguem e tenha acertado nos números. Há três que são indiscutivelmente para as crianças e têm os nomes delas escritos atrás. Há também um par com um girassol que, obviamente, é para a Flor. Quanto às outras, não sei, ponham dentro de um saquinho e façam sorteio. Se bem que acho que o grande PAR DE BOTAS deve ficar para o Medronho. Mas vocês decidirão.
Bom NATAL e um 2007 com “montes” de caminhadas.
Capra Pyrenaica
p.s.: as "prendas" serão entregues aos caminheiros na Caminhada dos Carris.